quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Atenção Professores I: a primeira formação do Cientistas será realizada nos dias 06 e 07/02!

Equipes Gestoras e Professores I do Programa,

Nos dias 06 e 07 de fevereiro será realizada, no Centro de Convenções Sul América, a primeira formação do ano para professores I de Ciências das 157 escolas que participam do Cientistas do Amanhã em 2013. 

Como neste ano o programa contará com significativas mudanças, com o objetivo de atender o novo currículo unificado de Ciências da rede, é muito importante a presença de todos os PI, mesmo aqueles já realizaram essa formação em anos anteriores!

Para garantir ampla participação, serão oferecidas oficinas de 4 horas para cada um dos anos escolares - 6º, 7º, 8º e 9º anos - tanto de manhã como à tarde, nos dois dias. Os professores poderão escolher o período em que irão participar, realizando na hora a sua inscrição. 

Cada PI de Ciências deverá participar de no mínimo 1 oficina (4 horas) e no máximo de 4 (16 horas), caso dê aulas para 6º, 7º, 8º e 9º anos. O professor só poderá participar de oficina referente ao ano para o qual leciona. 

Contamos com a presença de todos!

Abraços,

Equipe Cientistas do Amanhã

 
 
Formação de PI do Cientistas para o 1º bimestre de 2013

Data: 06 e 07/02/13
Local: Centro de Convenções Sul América - Rua Av Paulo de Frontin, 1. As salas serão divulgadas no local.
Horário das oficinas: de manhã, das 8h às 12h, e à tarde, das 13h às 17h
Café: das 7h30 às 8h e das 16h45 às 17h15
Inscrições: no local. Haverá oficina de 6o, 7o, 8o e 9o anos tanto de manhã como à tarde, nos dois dias.

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Depoimento da Professora Ana Lúcia

Olá!

Abaixo, a professora do 4º ano Ana Lúcia Santos da EM General Mitre, conta como foi trabalhar as três unidades do Projeto Cientistas do Amanhã ao longo do ano de 2012 na turma 1401:

"Como em todos os anos, é sempre prazeroso trabalhar com os temas do Programa Cientistas do Amanhã. Sou professora da turma 1401 da EM General Mitre, e meus alunos, adoram o projeto, porque é onde encontram a oportunidade de enriquecer os seus conhecimentos. Procuro sempre relacionar as aulas de ciências com as outras disciplinas.
No primeiro bimestre, desenvolvemos a unidade Tempo e Clima, relacionando o tema com leitura de jornais e mapas do tempo, não só do Rio de Janeiro, mas de outros estados também. Como desenvolvemos durante o ano um trabalho sobre Luiz Gonzaga, a Seca do Nordeste foi super válido para enriquecer a unidade. Verificamos como o clima influência no trabalho e vida dos seres humanos e dos demais seres vivos.
Em Rochas e Minerais (2º bimestre), vimos como a exploração destes minerais degradam o meio ambiente. Assunto este, debatido na Feira de Ciências realizada em nossa escola pelos alunos, com apresentação de pesquisas, cartazes, maquetes, e principalmente, explicações dos alunos para o público presente.
Por fim, no 3º bimestre, trabalhamos a unidade Corpo Humano. Meus alunos ficaram muito motivados em aprender o seu funcionamento, perceberam como os cuidados com o nosso corpo nos permite mais saúde e que devemos preservar a qualidade de vida para a garantia de um futuro saudável. De todos os temas desenvolvidos neste ano, foi o que eles mais gostaram!
O que a turma tem demonstrado, é que apesar de estarmos sempre trabalhando novos temas, os anteriores não são esquecidos. São sempre comentados pelos alunos, já que eu os acompanho desde o 1º ano."          

                                                    Ana Lúcia Souza dos Santos - EM General Mitre