terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Lixômetro da Prefeitura do Rio: oportunidade para ensinar ciências com criatividade

A Comlurb - Empresa de Limpeza Urbana da Prefeitura do Rio - mantém um painel eletrônico atualizado, que infoma a quantidade de lixo público coletado na Cidade do Rio de Janeiro, diária e mensalmente.

Esse serviço pode ser acessado pelo site http://comlurb.rio.rj.gov.br/lixometro e explorado de muitas formas em sala de aula pelo professor, que, dentre outras atividades com as ciências, pode com a sua turma favorecer:

- a valorização da leitura como forma de conhecimento;
- a ampliação do universo da leitura, com o uso de intertextos e a troca de impressões a respeito do lido;
- a utilização de gráficos como recurso para expressar idéias, descobrir formas de resolução de problemas e comunicar estratégias de resultados;
- o monitoramento da evolução do lixo público produzido por dia e por pessoa na Cidade e atitudes de consciência ambiental.
O Município do Rio de Janeiro revela-se como uma das capitais brasileiras com maior geração de lixo público do país, segundo dados do próprio site. São mais de 1.200.000 toneladas de lixo recolhidos anualmente nas ruas e praias da cidade. E, para gerenciar todo esse lixo, a Prefeitura gasta cerca de R$ 250 milhões por ano, que poderiam ser aplicados na saúde, na educação ou em obras para a Cidade, se houvese uma atitude mais responsável e consciente do cidadão carioca.

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Nota de esclarecimento sobre o Ciência na Rua

A Sangari informa que o processo de seleção para a contratação de monitores  do projeto Ciência na Rua foi suspenso temporariamente. O projeto será reformulado ao longo deste ano e as informações serão divulgadas no site www.sangari.com oportunamente.

domingo, 3 de janeiro de 2010

Cientistas do Amanhã prepara pesquisadores

Site facilita acesso de professores ao Cientistas do Amanhã

Os educadores que têm, em suas escolas, o programa Cientistas do Amanhã, implementado em agosto de 2009 em 160 unidades de ensino da Prefeitura do Rio de Janeiro, já têm a possibilidade de consultar online materiais pedagógicos referentes às unidades do programa, por meio do site http://www.cientistasdoamanha.com.br, que é frequentemente atualizado e disponibiliza conteúdos de todos os livros trabalhados em sala de aula, vídeos de formação, textos afins e fóruns, para expor dúvidas, dividir experiências e interagir com outros professores e tutores.
Com isso, além dos alunos receberem o que há de mais inovador no ensino das Ciências no país, os docentes contam com um importante aliado para garantir a correta aprendizagem em sala de aula. Saiba mais, clicando na imagem ao lado.