terça-feira, 6 de julho de 2010

Professora narra o sucesso do CTC na sua turma de alfabetização

Caderno Com muito entusiasmo e alegria, a professora Izabel Mattos, da Escola Municipal Professora Maria Cerqueira e Silva, localizada em Manguinhos, Zona Norte da Cidade do Rio de Janeiro, escreveu emocionante carta para o Blog, compartilhando sua cativante experiência com o Cientistas do Amanhã.

“Sou docente da E.M. Professora Maria de Cerqueira e Silva e gostaria de relatar em algumas linhas a relevância de um trabalho de equipe quanto ao planejamento das aulas no projeto Cientistas do Amanhã.

Leciono para uma turma de Período Inicial e trabalhamos a Unidade ‘Luz, Cores e Sombras’; achei um riquíssimo material e uma oportunidade ímpar para os alunos, principalmente os que temos, oriundos de classe popular, terem acesso ao conhecimento e poderem construí-lo de forma tão prática e real.

Todas as aulas do módulo foram realizadas graças ao planejamento conjunto e apoio que uma professora ofereceu à outra num trabalho de constante troca e interação entre os professores. Assim como os alunos, nós, professores, também temos facilidade em alguns assuntos e em outros não, e este foi o diferencial que deu certo para que o trabalho fosse desenvolvido em todas as turmas da mesma forma. Desde a montagem de algum material para a aula até a pesquisa ao livro do professor nos tempos vagos, foram realizados em equipe, garantindo o acesso e a construção do conhecimento por todas as turmas igualmente.

Um outro ponto que gostaria de relatar foi a mudança de atitudes e de linguagem dos alunos ao fim a Unidade. Passaram a entender a ‘energia’ de outra forma e a se referirem à mesma de modo mais consciente, passaram a perceber melhor seu próprio corpo e a sombra por ele produzida.

Gostaria ainda de sinalizar a abrangência das aulas até mesmo para os alunos especiais; por exemplo, na aula 6, cuja tarefa era observar e registrar o tamanho das sombras, pude observar que meu aluno Cauã Ricardo, que possui alguns comprometimentos, pôde alcançar os objetivos da aula. Foi bastante gratificante. Embora eu ache que o tema poderia ser lançado no 3º trimestre, quando os alunos já estão mais maduros, gostei bastante e acho que nenhuma aula volta vazia, ou seja, sempre se constrói algum conhecimento e é muito legal saber que as crianças gostam das aulas e ficam eufóricas quando me dirijo ao ‘armário azul’.”

Parabéns, professora Izabel, pelo belíssimo trabalho em que o esforço solidário e integrado da sua escola resultou.

2 comentários:

Sinvaldo do Nascimento Souza disse...

É emocionante o relato da colega Izabel, da Escola Municipal Professora Maria Cerqueira e Silva. O depoimento serve para confirmar o entusiasmo, profissionalismo e comprometimento dos professores que integram a rede da Secretaria Municipal de Educação. Parabéns, Izabel, que o seu trabalho possa ser conhecido por outros e mais outros colegas professores.

gilberto disse...

Simplesmente fantástico, certamente fará parte das minhas pesquisas para o mestrado em Educação, que faço em Sorocaba/SP - UNISO, pincei algumas assertivas e divulguei no meu Twitter, http://twitter.com/gilbertoprof

Postar um comentário