segunda-feira, 23 de maio de 2011

Relato da professora Kátia Regina Santos da Silva, da EM Presidente Roosevelt

É sempre bom trocar experiências! Vejam a seguir o relato que a professora Kátia Regina Santos da Silva, da EM Presidente Roosevelt, nos enviou sobre seu trabalho com a unidade Ciclos de Vida na turma 1304:

“Minha turma é muito agitada e com alguns problemas de indisciplina, além de estar em processo de alfabetização. Logo notei que ao estudar a unidade Ciclos de Vida, do programa CTC, a turma se organizava, se concentrava, participava e interagia.

Foi “mágico” observar a atenção na contagem das minhocas e perguntas significativas acerca dos conceitos trabalhados, o envolvimento na montagem do minhocário, enfim, poder constatar como eles compreenderam o significado de metamorfose e da extinção, levando para casa os temas trabalhados e trazendo exemplos e vídeos como o do filme “Rio”, que trata da extinção das araras.

Também aproveitei o tema dengue para trabalhar questões como higiene e saúde pública, associando à atualidade e buscando o envolvimento do grupo para disseminar questões como exterminação de focos do mosquito em casa e nos arredores.

Outro ponto que foi muito interessante e os impressionou bastante foi poder observar o ciclo de vida das rãs e das galinhas e perceber que não só nós, seres humanos, apresentamos determinadas características.

Enfim, trabalhar em equipes com o material oferecido fez com que os alunos se sentissem parte integrante do processo e se envolvessem e participassem ativamente. E isso é tão interessante que quando preciso chamar a atenção da turma é só pronunciar as palavrinhas mágicas “aula do Cientistas do Amanhã” e todos param, ficam aguardando qual será o tema em questão. Sempre busco utilizar os temas, palavras e ilustrações como auxiliares na construção das aprendizagens.

O trabalho rendeu tão bem que consegui terminar todas as aulas da unidade antes da avaliação bimestral com um ótimo resultado para a turma, tornando assim o desenvolvimento dos alunos mais efetivo.

Portanto, trabalhar o programa com minha turma tem me proporcionado muita satisfação e prazer. Ver meus meninos acompanhando e descobrindo questões que pareciam tão distantes deles tem sido muito gratificante para mim com educadora.

Kátia Regina Santos da Silva.

Matrícula 10/260.123-5”


Se você é professor, aluno ou gestor de alguma escola participante do Programa e quiser publicar um relato sobre sua experiência com o Cientistas do Amanhã, envie um email para cientistasdoamanha@sangari.com com seu nome completo, telefone, escola, função e o texto. Sua participação será muito bem-vinda!

Nenhum comentário:

Postar um comentário