terça-feira, 9 de março de 2010

Alunos da professora Simone Corrêa exploram todas as disciplinas estudando o solo

Quem, dessa vez, nos relata cheia de orgulho sua experiência com os Cientistas do Amanhã é a professora Simone Corrêa, que dá aula para o 3º ano, no Ciep Posseiro Mário Vaz, localizado em Guaratiba (10ª Coordenadoria Regional de Educação). Sem pausa, elas nos prende com o seu relato: 
"A chegada do material de Ciências trouxe maior interesse pelas aulas em todas as disciplinas. Com as atividades de observação dos tipos de solo, produção de textos, cálculo de massa, divisão de porções, todas as disciplinas foram contempladas e, hoje, giram em torno do "armário azul", rico em possibilidades e descobertas. 
Estou certa de que as turmas do período final, com essa prática, estão descobrindo a importância do solo e as consequências do uso incorreto desse recurso pelo homem. 
Sinto, enquanto professora, que está sendo uma experiência única. Para descrevê-la, faço minhas as palavras da doutora Nilda Alves (2005) : 'Se continuarmos como seres que detêm o privilégio do conhecimento, como vamos superar os limites e continuar ser pesquisadores?'
Ainda teremos grandes descobertas a fazer e dividi-las com vocês, assim como fazem, agora, meus alunos:


Parabéns, professora Simone e turma 1304, pela vibração no desenvolvimento das aulas com os Cientistas do Amanhã, em uma escola pública do Município do Rio de Janeiro. Seu depoimento é contagiante e revela trilhas que podem ser percorridas ou reinventadas por outros professores, integrando - como no seu exemplo - os diferentes conteúdos do Currículo Básico Multieducação, a partir das experiências e das atitudes científicas motivadas pelo Projeto e lideradas pela educadora.
E, quando você diz que "está sendo uma experiência única", faz lembrar um diálogo entre a Raposa e o Pequeno Príncipe: “Tu és eternamente responsável por aquilo que cativas”. Por isso, Simone, não é mesmo nosso o privilégio do conhecimento; mas, sim, o de possibilitar a nossos alunos experimentar e vivenciar saberes que o auxiliem a compreender e superar seus limites. Porque somos responsáveis por eles.

Um comentário:

Anônimo disse...

Fiquei impressionada!

Postar um comentário