Tutora do Cientistas do Amanhã, a educadora Maria da Glória socializa conosco belas experiências desenvolvidas na Escola Municipal Canadá (no Estácio), que pertence à 1ª Coordenadoria Regional de Educação da Prefeitura do Rio.
Em seu relato, a entusiasmante Tutora destaca depoimentos de três professores dessa Unidade de Ensino, na qual, com o Cientistas do Amanhã, estão revolucionando o ensino das ciências na sua Escola: Fátima Melo (turmas 1401 e 1201), Nelma Souza (turma 1101) e Sarahy Buás (turma 1501), ambas do primeiro segmento do ensino fundamental.
Das aulas da turma 1401 (Unidade Tempo e Clima), a professora Fátima lembrou que, a partir da Aula 3, seus alunos se tornaram mais bem motivados quanto à coleta de dados na estação meteorológica e posterior registro no calendário do tempo, com uso do adesivo. Durante a Aula 6, os alunos se surpreenderam com a simulação da chuva, para compreender o funcionamento do pluviômetro.
Quanto ao tipo de trabalho desenvolvido também pela docente na turma 1201 (Unidade Ar), a professora chama a atenção para duas aulas que geraram grande interesse e participação da turma: a Aula 2 e a Aula 4, as quais geraram grande interesse e envolvimento dos alunos, a partir do que fizeram muitas previsões para a comprovovação da existência de ar no solo e elaboraram hipóteses a cerca da realização da experiência.
Já a professora Nelma Souza revelou que, na Aula 8, pôde constatar com seus alunos - esticando o barbante - que a luz realmente se propaga em linha reta, o que os motivou na experiência também com laser. Na Aula 12, ampliando os estudos anteriores, fascínio com a visão das sombras colorias produzidas.
Já a professora Nelma Souza revelou que, na Aula 8, pôde constatar com seus alunos - esticando o barbante - que a luz realmente se propaga em linha reta, o que os motivou na experiência também com laser. Na Aula 12, ampliando os estudos anteriores, fascínio com a visão das sombras colorias produzidas.
Por fim, Maria da Glória pede-nos a atenção, também, para a professora da 1501 (Unidade Terra, Sol e Lua), a Sarahy Buá, segundo a qual seus alunos ficaram encantados com a bússola.
Quando leram que a bússola tinha que ficar longe de qualquer estrutura metálica ou magnética, resolveram testar e constatar o que aconteceria com o objeto próximo a objeto metálico. Diante de uma tesoura, a agulha da bússola girou sem parar. Diante do que aconteceu, os alunos acharam o máximo.
É assim, nas Escolas do Rio, o Cientitas do Amanhã - com ciência e criatividade! A Escola Canadá é exemplo vivo disso e merece nossos fortes parabéns!
É assim, nas Escolas do Rio, o Cientitas do Amanhã - com ciência e criatividade! A Escola Canadá é exemplo vivo disso e merece nossos fortes parabéns!
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