quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Professora Mônica Cristine do Ciep Posseiro Mário Vaz relata que Cientistas do Amanhã receberam o armário azul com brilho nos olhos

Para quem já começou ou está querendo começar e não sabe por onde, o depoimento apresentado pela professora Mônica Cristine, do Ciep Posseiro Mário Vaz, da zona oeste do municío do Rio, é mais uma pista e um incentivo para nos encher de orgulho. Acompanhe e veja se você, professor ou professora, não se reconhece na situação!
"Quantas novidades estão surgindo! Assim como a vida, que é dinâmica e está sujeita a constantes transformações e aprendizagens, também devem ser as aulas. E foi exatamente este sentimento que tivemos com a chegada do "armário azul". De repente, sentimos que muitas novidades estavam por vir - a começar pela mudança dos objetos presentes na sala.
Dias antes da chegada do "armário", conversei com os alunos sobre a proposta dos Cientistas do Amanhã. Os alunos receberam a notícia com entusiasmo, mas nada comparado ao dia em que o material finalmente chegou. Todos ficaram maravilhados, especialmente eu. Organizamo-nos em grupos para que todos pudessem ter algum contato com o que havíamos acabado de receber. A cada caixa aberta, mais brilho nos olhos... Foi um verdadeiro estado de euforia. Os alunos não queriam apenas ver, queriam tocar, organizar, interagir e perguntar. Mas perguntar muito...
Queriam saber para que usaríamos cada material; quando começaríamos; quando colocaríamos - literalmente - a mão na massa.
Combinamos que, assim que acontecesse a Prova Brasil, desenvolveríamos o projeto, uma vez que estávamos completamente assoberbados com os descritores envolvidos em tal avaliação. Tive medo que tanta novidade confundisse a cabecinha deles, mesmo sabendo e acreditando no trabalho interdisciplinar como forma mais abrangente e eficaz de aprendizado.
Porém aconteceram imprevistos. A Prova Brasil foi adiada e vimos que precisávamos de uma atitude imediata. Não podíamos mais esperar. Então, coletivamente, decidimos: nosso projeto de trabalho do quarto bimestre será pautado no programa Cientistas do Amanhã, que contempla de forma ampla e interdisciplinar as orientações curriculares definidas para o período pela Secretaria de Educação.
Combinamos, também, que faríamos um blog para registrar e divulgar esse novo caminho. Para essa criação, contaremos com a ajuda do professor Vagner Lúcio, que é fera em ferramentas da internet e já se propôs a nos ajudar. Nesse caso, mãos à obra!"
Parabéns alunos e professores do Ciep Posseiro Mário Vaz, da 10ª Coordenadoria Regional de Educação, que com o entusiasmo dos seus mestres estão percorrendo um caminho novo, mas seguro, que é o trabalho com o "Cientistas do Amanhã".
Os seus olhos brilharão muitas vezes, pois muitas experiências com o conhecimento serão vivenciadas nesse caminho. Contem comigo e com todos os nossos colaboradores.

Um comentário:

Anônimo disse...

eu adoro ciencias e nem podia imaginar CTC uma idéia incrivel . Eu estudo a unidade roshas e minerais antes eu estudava solo espero que vocês lembrem dessa unidade , e estudo no CIEP Posseiro Mário Vaz. Agora amo mais ainda ciencias espero ve-los um dia
ATE MAIS !

Postar um comentário