terça-feira, 24 de novembro de 2009

E.M. Joracy Camargo, E. M. Raul Pederneiras e E. M. Armando Fajardo: sinônimos de integração e motivação na Rede!

As Escolas do Amanhã E.M. Joracy Camargo, E.M. Raul Pederneiras e E.M. Armando Fajardo (do Município do Rio de Janeiro) são homenageadas no relato da Tutora Bárbara de Almeida Silva, professora de Ciências que integra a equipe Sangari de acompanhamento da implementação do “Cientistas do Amanhã”. Essas unidades de ensino fazem parte da 4ª Coordenadoria Regional de Educação e estão situadas na região norte da Cidade. Sobre elas, Bárbara comenta com muita alegria: 

“A Escola Municipal Joracy Camargo (Olaria) é um exemplo de determinação e entusiasmo a ser seguido. Como a maioria das “Escolas do Amanhã”, esta escola sofre diretamente com a interferência dos acontecimentos na comunidade onde está inserida, o que ,muitas vezes, atrapalha o desenvolvimento do trabalho escolar. Diante de tantas dificuldades enfrentadas e mesmo adiando o início do programa, as professoras não perderam o ânimo. Bastou uma rápida reunião entre gestores, o corpo docente e eu - enquanto tutora - para que, na semana seguinte, os "diários de ciências" já estivessem planejados e as professoras bastante participativas durante a formação, questionando, trocando ideias, planejando Ciências e até mesmo Língua Portuguesa, utilizando os textos do “Saiba Mais”!
Foi gratificante ver a felicidade da professora Simone ao mostrar, com carinho, os registros de seus alunos, e sua preocupação em orientá-los da melhor maneira no desenvolvimento deste processo. Ver os alunos da professora Regina tendo o primeiro contato com o material das aulas de Ciências, a curiosidade e a magia envolvendo o armário foram contagiantes.
A integração de toda Equipe Escolar, somada ao acompanhamento de perto da gestora, é um fator de grande contribuição para o bom desenvolvimento do Programa “Cientistas do Amanhã”. Isto não foi observado apenas na E. M. Joracy Camargo, mas em outras, como por exemplo na E. M. Raul Pederneiras (Cordovil), na qual as aulas de Ciências têm sido muito produtivas, graças à colaboração entre as professoras e ao acompanhamento contínuo da Coordenadora Pedagógica, professora Adélia. Da mesma forma, ocorre na E. M. Armando Fajardo (Cordovil) permanente discussão e troca de ideias entre as professoras para o planejamento das aulas, sempre mediadas pela Coordenadora Pedagógica, professora Elizabeth.
A figura do Coordenador Pedagógico e do Gestor tem imensa importância na organização dos encontros de formação dos professores junto à tutora. Esta parceria proporciona uma melhor compreensão do programa e um bom andamento das aulas de Ciências. Como resultado, o programa “Cientistas do Amanhã” proporciona às crianças vivenciar a Ciência no seu dia-a-dia". 
Parabéns às Escolas Municipais Joracy Camargo, Raul Pederneiras e Armando Fajardo, a quais - sob a liderança e orientação de uma equipe pedagógica comprometida com o sucesso - re-escrevem positivamente as histórias de vida das crianças, das famílias e da comunidade que atendem, a partir das experiências com o conhecimento científico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário