terça-feira, 30 de março de 2010

Fóruns do Cientistas do Amanhã: excelente ferramenta de troca

Desde que iniciou o ano letivo 2010, em fevereiro, a Sangari Brasil – em parceria com a Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura do Rio – voltou a investir em espaços de formação coletiva para educadores da Rede, a fim de assegurar a implementação do programa nas 150 “Escolas do Amanhã” e em outras dez unidades com alto Índice de Desenvolvimento da Educação Básica", atendendo a mais de 91 mil alunos e cerca de dois mil professores.

Mapa da Violência no Brasil

O Instituto Sangari lançou hoje, às 10h na FIESP, o “Mapa da Violência 2010 - Anatomia dos Homicídios no Brasil”, de Julio Jacobo, destacando a situação e a evolução dos homicídios no período de 1997 a 2007. Representa o décimo de uma série publicada desde 1998, considerada referência internacional a respeito do tema.

domingo, 28 de março de 2010

Monitoramento aponta melhoria nas escolas beneficiadas com o Cientistas do Amanhã

Em reunião realizada no Centro de Referência de Educação Pública (Município do Rio), dia 2 de março, que contou – dentre outros – com a participação de professores, diretores e coordenadores pedagógicos das unidades escolares atendidas pelo programa Cientistas do Amanhã, foram apresentados dados sistematizados pela Sangari relativos aos meses de novembro a dezembro de 2009, que revelaram:

terça-feira, 23 de março de 2010

Tutores da Sangari tiram dúvida sobre prova de Ciências dos Cientistas do Amanhã

Fórum
Dando continuidade à parceria de sucesso com a Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, a Sangari Brasil disponibiliza no site dos Cientistas do Amanhã mais um serviço essencial para os professores: os Fóruns.

domingo, 21 de março de 2010

Mestre Naidê Pereira vence o medo e o resultado é maravilhoso

No magistério há 22 anos, a educadora Naidê Abbade Lemos Pereira relata como superou o medo e começou as aulas do projeto Cientistas do Amanhã nas turmas de 3º e 5º anos das quais é regente, na Escola Municipal Fernando Maximiliano (Santíssimo, Zona Oeste do Rio), da 8ª Coordenadoria Regional de Educação.
"A princípio levei um susto, quando a minha diretora, Jaqueline, durante a reunião nos contou sobre o projeto e as experiências que deveríamos fazer com os alunos, inclusive de manipular minhocas. Eca, que horror! Então, uma mistura de raiva, medo do desconhecido e do novo tomou conta de mim.

Ciep Mestre Cartola é estímulo para o Cientistas do Amanhã

Recentemente, o educador e tutor do projeto Cientistas do Amanhã Jorge Correia compartilhou com o Blog um estimulante relato sobre a experiência do Ciep Mestre Cartola, que faz parte da 4ª Coordenadoria Regional de Educação.
O Ciep localizado na comunidade de Vigário Geral (Zona Norte da Cidade do Rio), atende a maioria de suas turmas em horário integral. E, segundo o tutor, o grupo gestor (diretora, adjunto e coordenação) foi bastante participativo e parceiro do programa, auxiliando em diversas situações, como no período em que os armários estiveram em manutenção e a coordenadora pedagógica da escola removeu os materiais para as turmas

terça-feira, 9 de março de 2010

Alunos da professora Simone Corrêa exploram todas as disciplinas estudando o solo

Quem, dessa vez, nos relata cheia de orgulho sua experiência com os Cientistas do Amanhã é a professora Simone Corrêa, que dá aula para o 3º ano, no Ciep Posseiro Mário Vaz, localizado em Guaratiba (10ª Coordenadoria Regional de Educação). Sem pausa, elas nos prende com o seu relato: 
"A chegada do material de Ciências trouxe maior interesse pelas aulas em todas as disciplinas. Com as atividades de observação dos tipos de solo, produção de textos, cálculo de massa, divisão de porções, todas as disciplinas foram contempladas e, hoje, giram em torno do "armário azul", rico em possibilidades e descobertas.