segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Alunos da EM Joracy Camargo são Bi-campeões da Olimpíada Brasileira de Astronomia

        

Mais uma vez, os alunos Anderson, Camila, Daniel, Nathan e Jonatan dos 4º e 5º anos da Escola do Amanhã E.M. Joracy Camargo, localizada na Vila Cruzeiro, Penha, gabaritaram a prova da XIV Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica - OBA, realizada em 2011. Esse sucesso deve ser creditado ao  trabalho desenvolvido pela professora Regina Bastos, que demonstra grande satisfação e sensibilidade em ministrar os conteúdos de ciências aos seus alunos.

Para a professora Regina Bastos: Astronomia é um grande leque para ler e entender o mundo. Um assunto fascinante, atraente que todas as crianças adoram saber, descobrir, ouvir, ver, perceber, sentir, tocar. Parece mentira, mas os conteúdos mais disputados pelas crianças são os seres vivos e a grandiosidade do Universo que eles acham impossível existir. Todas as vezes que enredamos por esses caminhos descobrimos maiores e maiores fãs, na disciplina de ciências. O universo não possui fronteiras, e a investigação científica é maravilhosa. Inclusive despertam a curiosidade e o questionamento a respeito do papel desse nosso planeta no buraco negro, mas pesquisas sobre a lua, em relação ao sol, aos outros planetas vizinhos, as estações do ano, as estrelas que habitam durante o dia, além de trabalhar a imaginação das crianças.


"Eu gosto de fazer as experiências porque eu acho
muito interessante para os cientistas e eu quero
ser um deles..." (Jonatan - 11 anos)

Segundo os alunos, é muito importante ter aulas de ciências na escola, pois todos aprendem mais sobre o mundo e sobre o que acontece ao nosso redor. "Se os meus amigos assistirem uma aula de ciências irão gostar muito, porque ciência faz parte do nosso aprendizado", relata a aluna do 4º ano Camila Lima, uma das alunas do grupo que gabaritou a prova da OBA pela segunda vez.


Os alunos receberam uma medalha como premiação pelo excelente desempenho e aguardam com muito entusiasmo a próxima edição da competição, pensando no tricampeonato.

"Quanto a se preocuparem com o planeta acontece quando falamos em preservá-lo. Fizemos um trabalho sobre a valorização do meio ambiente e o título foi "Chega de Meio Ambiente, cansei: quero um ambiente por inteiro." E partindo daí, começamos a nos preparar para a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica - OBA -UERJ. É a quarta vez que partcipamos,e  dessa vez somos bicampeões com quatro ciranças que concorreram em 2010, mais um outro aluno da turma da tarde. Preparamos o conteúdo, fizemos apostila, estudamos e fizemos "passe e repasse" em sala de aula, testes, questionários, além da confecção do sistema solar e uma música "paródia" Meteoro de Luan Santana." relata a professora Regina Bastos.

A equipe do Projeto Cientistas do Amanhã parabeniza os alunos, a professora e a equipe gestora da E.M Joracy Camargo pela conquista!

Nenhum comentário:

Postar um comentário