segunda-feira, 26 de abril de 2010

Entrevista Especial com Fátima Cunha

“…o material proporciona às crianças vivenciarem diversas situações significativas de aprendizagem, respeito ao próximo, cuidados com os materiais, desenvolvendo a consciência ecológica e o gosto pela pesquisa.”
*Fátima Cunha
De hoje até sexta-feira (26/04), as escolas públicas cariocas realizam sua primeira semana de avaliação bimestral, conforme calendário da Secretaria Municipal de Educação. Além de Português e Matemática, os alunos farão também prova de ciências, que será diferenciada para os cerca de 91 mil alunos participantes do programa Cientistas do Amanhã – nome que o CTC recebeu na rede pública de ensino carioca.
Para falar um pouco sobre esse momento, o Blog entrevistou por email a professora Fátima Cunha, Assessora da Coordenadoria de Educação, que faz parte do Comitê Gestor do Projeto Cientistas do Amanhã na Secretaria Municipal de Educação. Acompanhe a seguir a íntegra da entrevista e envie seus comentários.
AVALIANDO PARA AVANÇAR
Blog: Qual a importância de uma prova de Ciências diferenciada, para os alunos que vivenciam o projeto Cientistas do Amanhã? Por que não fazer o mesmo tipo de prova?
FC: As turmas que estão envolvidas no Projeto Cientistas do Amanhã utilizam um material diferenciado das outras escolas da Rede Municipal do Rio de Janeiro.
Para o bom desenvolvimento do Projeto, faz-se necessário garantir um processo de formação para os professores I e II de Ciências. A cada Unidade do Projeto é realizado um encontro de formação continuada para os professores, preparando-os para o trabalho a ser desenvolvido, já que se constitui, como já disse, num trabalho diferenciado da Rede.
Percebemos que as turmas envolvidas no Projeto Cientistas do Amanhã, estão trabalhando de maneira diferenciada e farão uma avaliação cujos descritores foram listados pela Sangari Brasil e seus consultores pedagógicos, que também foram responsáveis pela elaboração das provas.
Blog: Como será essa prova? O que será cobrado?
FC: Os descritores elencados para a 1ª avaliação estão de acordo com o 1º módulo de cada ano, até a 4ª unidade, sempre disponíveis na intranet e na internet com antecedência.
Blog: Quando e como serão divulgados os resultados?
FC: As provas serão realizadas na semana de 26 a 30/04 – não sendo um dia diferenciado destinado ao Projeto. Serão corrigidas pelos próprios professores das turmas. Os resultados serão divulgados junto com as demais avaliações da rede.
Blog: Que ações a SME está promovendo em relação a essas provas bimestrais de Ciências?
FC: A Equipe da Secretaria Municipal de Educação está realizando encontros com a Equipe Sangari e seus consultores para que a avaliação do Projeto seja organizada em consonância com os parâmetros existentes na Rede, tais como: listagem de descritores, quantitativo de questões, planilha e divulgação de resultados.
Blog: Como tem sido a participação dos professores no Projeto Cientistas do Amanhã?
FC: Os professores estão desenvolvendo as unidades em suas escolas e muitos relatam que o material proporciona às crianças vivenciarem diversas situações significativas de aprendizagem, respeito ao próximo, cuidados com os materiais, desenvolvendo a consciência ecológica e o gosto pela pesquisa.
Blog: Qual é a expectativa da SME em relação às aprendizagens de Ciências, nesse primeiro bimestre?
FC: Sempre bastante positiva. Começamos no ano passado no 2º semestre. Estamos sempre fazendo alguns ajustes, em busca do êxito na aprendizagem dos alunos.
Blog: Tem alguma questão que a senhora gostaria de acrescentar?
FC: Sim. Gostaria de ressaltar que os professores devem permanentemente solicitar a participação do tutor no auxílio à execução das tarefas, além de dirimir todas as dúvidas que surgirem durante o processo de aprendizagem. A Equipe Sangari, a Coordenadoria de Educação e as Gerências de Educação das Coordenadorias (E/CRE) se colocam à disposição das escolas e professores.
Para mais informações sobre o Cientistas do Amanhã, visite o portal do programa. Saiba mais sobre as avaliações que as escolas da Prefeitura do Rio farão essa semana, clicando aqui.
Para enviar seus comentários, fale conosco.
*Fátima Cunha - Assessora III, da Subsecretaria de Ensino/ Coordenadoria de Educação e faz parte do Comitê Gestor do Projeto Cientistas do Amanhã na SME.

Nenhum comentário:

Postar um comentário