quinta-feira, 1 de julho de 2010

Ensino de Ciências com metodologia da Sangari anima professores de Botucatu

"As aulas são interessantes, os alunos demonstram interesse e motivação", diz docente. "Tem sido uma reciclagem para meu trabalho, um novo desafio que tem contribuído para o meu aprendizado.”

A exemplo do que acontece nas escolas municipais da Prefeitura do Rio, onde o CTC foi batizado de Cientistas do Amanhã”, os professores da rede municipal de ensino em Botucatu (SP) estão empolgados com o programa CTC - Ciência e Tecnologia com Criatividade , que recebeu na cidade o nome de Ciência para Gente. A metodologia foi adotada neste ano e já apresenta bons resultados entre os estudantes do 1º ao 9º anos da rede pública municipal.

"As aulas são interessantes, os alunos demonstram interesse e motivação na realização das atividades. Aguardam ansiosos por essas aulas. Acredito que o programa tem sido importante, pois, ao realizar as atividades com o material concreto, a aprendizagem torna-se mais significativa. Como professora, gostei muito do material, que tem sido uma reciclagem para meu trabalho, um novo desafio que tem contribuído para o meu aprendizado”, declara Ana Teresa Rossi, professora da Escola Municipal de Ensino Fundamental -  EMEF Angelino de Oliveira.

Com o programa, os estudantes têm mais fácil compreensão da área de Ciências, por meio dos livros, vídeos, jogos e materiais para investigação que tornam as aulas mais interativas e permitem reflexão sobre as matérias e suas finalidades.

“Através da investigação, os alunos podem vivenciar os conteúdos que antes eram abordados somente na teoria e de maneira superficial,  e que muitas vezes não eram compreendidos por eles”, afirma Eliane Severino, coordenadora da EMEF Angelino de Oliveira.

O objetivo principal é que o professor possa conhecer a metodologia e desenvolver junto com os alunos questões investigativas, desenvolver trabalhos em grupo e discussões sobre o assunto.

Para facilitar essa experiência, a Sangari tem um site exclusivo para que os professores possam se aperfeiçoar, por meio de fóruns, vídeos de formação, consulta ao livro do professor online e troca de experiências entre professores e formadores.


Sobre o programa CTC

Ciência para Gente  é o nome que o CTC - Ciência e Tecnologia com Criatividade  recebeu ao ser adotado pela rede municipal de ensino de Botucatu, cidade do interior paulista localizada a 235 km da capital.

São atendidos em média 9 mil alunos do 1º ao 9º anos do Ensino Fundamental. No total, são 19 escolas, sendo uma de educação especial, 258 professores, 12 diretores, 12 vice-diretores e 17 coordenadores de ensino, que já estão sendo apoiados e formados pela equipe de Implementação da Sangari.

No Município do Rio de Janeiro, são 98.000 alunos beneficiados com o programa Cientistas do Amanhã, implantado em 160 unidades de ensino do Município do Rio de Janeiro (nas 150 Escolas do Amanhã e em mais 10 de alto Ideb).

Para mais informações, visite o Canal de Notícias da Sangari. Se preferir, fale conosco e envie seus comentários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário