sábado, 17 de julho de 2010

Professores do Rio de Janeiro demonstram entusiasmo com o CTC

"Achei um riquíssimo material e uma oportunidade ímpar para os alunos, principalmente os que temos oriundos de classe popular, terem acesso ao conhecimento e puderem construí-lo de forma tão prática"

Cíntia Moura - Sangari Brasil

Os professores da rede de ensino do Rio de Janeiro estão cada vez mais contentes com o programa desenvolvido pela Sangari, o CTC- Ciência e Tecnologia com Criatividade , adotado como Cientistas do Amanhã por 160 escolas da rede pública da cidade do Rio de Janeiro.

"O projeto [CTC], de forma esplêndida, tem plantado nas mentes tão maltratadas de nossos alunos este novo olhar... É superlegal observarmos nossos alunos realizando experiências, conceitos, plantando, sendo e fazendo ciência. Estamos redescobrindo alunos, professores, coordenação e gestores", relata Rejane Pereira Faria da Costa, diretora da Escola Rubens Gomes.

O CTC faz parte do programa Escolas do Amanhã, iniciativa da Secretaria Municipal de Educação do Rio desde agosto de 2009 que hoje atende mais de 100 mil alunos e 2 mil professores do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental.

"Leciono para uma turma do período inicial e trabalhamos o módulo 'Luz, Cores e Sombras'. Achei um riquíssimo material e uma oportunidade ímpar para os alunos, principalmente os que temos oriundos de classe popular, terem acesso ao conhecimento e puderem construí-lo de forma tão prática e real. Um outro ponto que gostaria de relatar foi a mudança de atitude e de linguagem dos alunos ao fim do módulo. Passaram a entender a energia de outra forma e a se referir à mesma de forma mais consciente, passaram a perceber melhor seu próprio corpo e a sombra por ele produzida", relata Izabel Mattos, professora da Escola Municipal Professora Maria de Cerqueira.

Com objetivo de garantir uma educação de qualidade, o CTC oferece as crianças e adolescentes do Ensino Fundamental aulas mais ricas, dinâmicas e estimulantes por meio dos livros, vídeos e materiais de investigação produzidos pela Sangari.

O que é o CTC

O CTC - Ciência e Tecnologia com Criatividade é um programa integrado para a educação em Ciências no Ensino Fundamental, do 1º ao 9º ano. É resultado de 10 anos de pesquisas e se baseia na Metodologia da Investigação.

Reúne diversos elementos que, em conjunto, criam um ambiente estimulante e investigativo na sala de aula, promovendo mudanças significativas na forma de ensinar e na aprendizagem dos alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário