quarta-feira, 13 de julho de 2011

Relato da professora Aziene, da EM Ernesto Francisconi, sobre seu trabalho com Rochas e Mineirais

Alguns professores nos dizem que trabalhar com a Unidade Rochas e Minerais é difícil. Mas muitos professores adoram! Veja o depoimento da professora de 4º ano Aziene Bonfim de Oliveira, da EM. Ernesto Francisconi (8ª CRE), que não apenas concluiu com êxito as atividades dessa Unidade como também pôde perceber um grande interesse dos alunos pelo tema:

Sou professora do 4º ano da Escola Municipal Ernesto Francisconi na 8ª CRE, tenho duas turmas e trabalhamos a unidade Rochas e Minerais, concluindo com êxito as atividades!

Minhas turmas demonstraram um enorme interesse nas atividades propostas. A cada aula eles vinham com mais assuntos e com isso venciam as dificuldades pertinentes ao tema e as aulas transcorriam com bastante motivação.

A montagem do mural com as rochas na sala também foi um momento bastante proveitoso e de muita interação das turmas.

O que ficou mais evidente, a meu ver, foi o interesse despertado em meus meninos nos estudos sobre o que era rocha - entender que pedra é só um nome vulgar, a classificação das rochas e minerais, a formação do planeta... Utilizei informações da unidade Terra, Sol e Lua (de 5º ano) para integrar e ajudar a avançar na construção dos conhecimentos. O estudo das placas tectônicas coincidiu com os terremotos, tsunami e vulcão em erupção no Japão, proporcionando uma interação dos fatos com as atividades realizadas, transformando assim a tansposição dos conhecimentos.

Está sendo bastante gratificante trabalhar com os temas das unidades propostas, pois desperta tantos nos alunos quanto em mim a curiosidade por saberes ainda não descobertos.

Parabéns, professora!

Nenhum comentário:

Postar um comentário