quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

O Cientistas do Amanhã recebe reforço de grêmio escolar e professor readaptado na República Dominicana


Hoje, por telefone, tivemos o prazer de conversar com a professora Selma Machado Felipe, Coordenadora Pedagógica da Escola Municipal República Dominicana (Madureira, Zona Norte do Rio), da 5ª Coordenadoria Regional de Educação. Nessa conversa, a CP nos falou sobre a iniciativa de publicar, no boletim interno da Unidade, uma matéria feita pelos alunos do grêmio escolar sobre o Cientistas do Amanhã.



BLOG: De onde surgiu a ideia de fazer um boletim da escola?
CP: A prática é antiga na nossa Escola, mas ficou interrompida por um tempo, com a aposentadoria da professora Elizabeth, que cuidava do jornalzinho.

BLOG: Quem é o responsável, hoje, pelo jornalzinho de vocês?
CP: É a professora readaptada, também veterinária, Rosele. Ela se reúne com os alunos do grêmio e, juntos, montam a pauta das matérias.
BLOG: Qual é o objetivo desse jornal?
CP: É explorar curiosidades, diferentes gêneros de leitura (como artigos), para trazer o texto para  mais perto das crianças.
BLOG: E qual a repercussão?
CP: Os alunos se sentiram prestigiados, seja porque autores do boletim ou porque parte da notícia, já que os seus nomes aparecem nas criações deles em parceria com a professora Rosele, que desenvolve esse trabalho com muito entusiasmo.
BLOG: Por que falar sobre o projeto Cientistas do Amanhã no boletim?
CP: A ideia de escrever sobre o projeto surgiu dos próprios alunos, que estão bem animados com todas as experiências com as ciências que os professores estão desenvolvendo em sala de aula. Escrever no jornal sobre o que eles estão gostando de fazer, junto com seus professores, também foi uma forma que encontraram para agradecer e registrar a nossa satisfação. 

Como nos contou um Tutor em um relato anterior, a criatividade dos professores é indescritível e impressionante. E a iniciativa dos alunos da E.M. República Dominicana reflete bem essa certeza. Parabéns, meninos e meninas, professores e funcionários, que estão tendo a oportunidade de vivenciar uma outra atividade fundamental na escola: a experiência com a leitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário