terça-feira, 3 de novembro de 2009

Professores e Alunos da Escola Municipal Sergipe transformam ambiente escolar com Cientistas do Amanhã

Amigos, vejam só que depoimento lindíssimo da Linda Mass sobre o projeto Cientistas do Amanhã na E.M. Sergipe, em Vicente de Carvalho, da 5ª Coordenadoria Regional de Educação, que nos emocionou com "a alegria que contagiou professores e alunos na aplicação e utilização dos experimentos na aula de Ciências". Vale a pena ler até o final... 
"Como já sabe, iniciamos nosso Projeto oficialmente no dia 19/10. Nosso planejamento compreendia a princípio 1 aula semanal, mas já na primeira semana houve professor realizando 2 aulas. Confesso que não acreditava que haveria uma adesão tão efetiva por parte do grupo, já que, como Escola do Amanhã, nossa rotina ainda está um pouco tumultuada. Porém me sinto na obrigação de registrar a alegria que contagiou professores e alunos na aplicação e utilização dos experimentos na aula de Ciências. Havia uma sensação de tranquilidade que não combinava em nada com a rotina de violência da comunidade.
Nossa professora de Sala de Leitura me disse que a Escola estava diferentemente linda naquele dia e ao visitar as salas entendi... Os alunos, literalmente, com as mãos na terra, água, sentindo o ar e descobrindo a distância entre o sol e lua. Fiquei em êxtase!!! Há muito não via meu grupo se divertir tanto em uma aula. Eu mesma (que não participei da capacitação, e isto é um protesto!!!) me peguei perguntando às crianças o que elas percebiam e estavam descobrindo na aula. Todos os grupos queriam mostrar o que tinham achado na terra, que o ar estava na esponja embaixo d'água... enfim... até a frustração o 5º ano que não conseguiu realizar seu experimento pela falta de claridade solar (acho) foi contagiante.
Mas o fato que mais me emocionou, aconteceu na entrada do segundo turno. Temos um aluno de oito anos que sofre de depressão, e que em dias de conflito não comparece à aula. A professora já tinha dado a primeira aula e, por conta da doença, ele perdeu. Algum colega comentou com ele que tinha sido muito legal a aula daquele dia. Então, ao avistar o Gabriel, como é de costume, abracei-o e disse que estava com uma ótima aparência naquele dia. A mãe imediatamente me falou (vou reproduzir a fala da mãe para que vc perceba a importância do que ela disse): "Ah, Tia! É por causa de um cientista que agora tem na Escola e não sai da cabeça dele." (rsrsrs) Bem André, acho que nem eu, nem vc, nem a equipe que criou o Projeto acreditava que podia chegar tão longe, não é!?!
Não pense que tudo são flores, ainda estamos apanhando na utilização do material, e no fim do dia os professores nem falavam... Mas vale a pena! "
É ou não é um testemunho cativante? Com certeza, é cativante e estimulante.
Parabéns, professores da Escola Municipal Sergipe, que, com entusiasmo total, apostaram numa alternativa pedagógica que já está refletindo no desempenho acadêmico de seus educandos. Nem tudo são flores, como bem lembrou Linda Maas, porém o relato dessa experiência é pista para novas atividades e referência importante para outras escolas.
Em sua Escola, o projeto começou pequeno e está se ampliando cada vez mais, graças à adesão do maravilhoso grupo que contagia e mobiliza diferentes crianças da comunidade escolar para a experiência científica!

Um comentário:

Melina disse...

Hola a todos en Río! Les mandamos un abrazo desde Sangari Argentina. Es muy emocionante leer sus historias y lo que está pasando con los alumnos allá. En nuestras escuelas vemos escenas parecidas que nos llenan de orgullo y de ganas de seguir apostando a la educación científica de los chicos.

Mucha suerte con todo, estamos en contacto,
Melina Furman

Postar um comentário