quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Carta da Diretora Marilda Pereira Silva revela bastidores do Cientistas do Amanhã na E.M. Sampaio Corrêa e previsões para o futuro

Após tomar ciência do relato feito pelo Tutor Rolf Bateman para o Blog, a Diretora da Escola Municipal Sampaio Corrêa (Rio de Janeiro) interrompe suas férias e escreve um email, que transcrevemos abaixo, descrevendo em primeira mão, para nós, o "making off" do desenvolvimento do Programa Cientistas do Amanhã em sua Escola.

"Querido Rolf,
Muito lindo o que você escreveu! Fiquei emocionada com o seu relato e confesso que me senti muito orgulhosa de ser aquela mulher loura e de enormes olhos azuis que te recebeu... Ali, naquele momento, estabeleceu-se entre nós muito mais do que uma relação profissional, nascia uma grande amizade! Bom que o destino tenha te colocado em Senador Camará e, mais especificamente, na Escola Sampaio Corrêa!





Entrei no Magistério no ano de 1974 e, há 35 anos, dedico uma grande parte da minha vida à Educação. E, ao  longo desses anos, pude perceber que a satisfação de trabalhar com crianças me faz uma pessoa muito feliz!
Há 7 anos estou na Direção da Escola Municipal (08.17.039) Sampaio Corrêa, inserida numa área de risco e que possui uma clientela sofrida e muito carente.
Utilizo propositalmente a letra maiúscula para a escrever a palavra Escola, porque vejo que é nesse espaço onde os  alunos encontram todas as oportunidades e possibilidades de um crescimento sadio e promissor, para enfrentar as suas lutas, realizar os seus sonhos e projetar uma vida mais digna daquelas que eles possuem até então.
Por ser a Sampaio Corrêa uma Escola do Amanhã, tínhamos diante de nós alguns projetos a serem desenvolvidos e um deles, especificamente, causou um "tremendo reboliço" entre o grupo de professores, pois uma "tal" de SANGARI promovia uma capacitação aos professores justamente num sábado... E aí, então, tudo começou...
Ao encontrar com o grupo na segunda-feira seguinte pude perceber que as professoras se dividiam em suas opiniões: umas acreditavam e estavam muito entusiasmadas para o pontapé inicial; outras, porém, demonstravam claramente seus medos e inseguranças...
Recebemos, posterior a essa capacitação, o Tutor da Sangari, que acompanharia todo o desenvolvimento  do Projeto Cientistas do Amanhã na Escola; todavia o que mais me chamou a atenção foi o interesse do Tutor em conhecer a Escola como um todo: conhecer e entender outros projetos desenvolvidos, os espaços,  a clientela, a comunidade, todas as pessoas da Escola, enfim, saber em que terreno ele estaria pisando...
O primeiro contato oficial do Tutor com o grupo aconteceu num Centro de Estudos e, devo confessar, nesse momento, temi pelo desenvolvimento do Projeto, pois aquele grupo que apresentava uma certa resistência usou de muitos argumentos quanto ao pôr em prática, o que, até então, era apenas teoria. Foram momentos de angústia, convencimento, paciência, escuta e principalmente incentivo...
Recebemos os armários da CTC e com eles, toda aquela riqueza de material que fazia brilhar os olhares dos professores... Tudo bem que não era o de todos, mas com a paciência e boa- vontade do Tutor, por meio de várias visitas à Escola e também nos encontros de formação, uma nova mentalidade foi se delineando...
Chegou então o dia "D", o grupo de professores resolveu que iniciariam a Unidade I todos no mesmo dia e, então, fiz questão de, nesse dia, informalmente, passar em todas as turmas para fazer "um balanço" do que estava acontecendo... A sorte estava lançada! E o resultado me surpreendeu, pois todos os professores foram unânimes em relatar a tranquilidade, o interesse e o sucesso da primeira aula com os seus alunos.
Daí em diante, as próximas aulas foram se desenrolando naturalmente. A satisfação dos professores em perceber o interesse dos alunos e a possibilidade de vivenciar junto a essas crianças  as "suas" descobertas, foi e está sendo maravilhosa!
Agora, a partir do Projeto Cientistas do Amanhã, as aulas de Ciências são impulsionadas por um motivo e orientada para uma finalidade consciente, através da prática, do manuseio, do experimento, da crítica e da descoberta  e, é lógico, respeitando o processo de aprendizagem de cada aluno.
A partir do sucesso do Projeto já estamos nos mobilizando para algumas ações no espaço escolar, como Mostra de Ciências e um Programa de Monitoria para o próximo ano letivo.
Foi um desafio e vencemos!
Pois é, fico pensando "cá, com meus botões", que na Escola, assim como na vida,  são os desafios que movem todas as ações  e, enfrentá-los, não é privilégio de todos, apenas daqueles que acreditam, que amam, que ousam e que se lançam, valorizando-se e fazendo valorizar a  história de cada aluno.
Isso é Escola...e essa é a ESCOLA MUNICIPAL SAMPAIO CORRÊA!

Marilda Pereira Silva

Um comentário:

Sala de Leitura disse...

Fantástico! Acho que estávamos precisando do mesmo remédio que nossos alunos e não nos dávamos conta disso: motivação. Aquilo que aprendemos na Faculdade de Educação como algo que vem de dentro, diferente do incentivo. Oxigenaram nossa escola com propostas mais que concretas: consequentes. "VqV"!

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