O programa CTC - Ciência e Tecnologia com Criatividade, ou Cientistas do Amanhã, como foi batizado ao ser adotado por escolas da Prefeitura do Rio, está ajudando a Secretaria da Educação carioca na luta para superar o baixo desempenho dos estudantes nas escolas municipais. "Já sentimos melhora no aprendizado dos alunos", disse a secretária Claudia Costin em entrevista à imprensa, ao responder sobre a classificação da cidade no ranking do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) .
As Escolas do Amanhã, que oferecem o Cientistas do Amanhã, são a grande aposta da Secretaria para tirar as escolas da cidade do atual 20º lugar na classificação entre os 92 municípios do Estado do Rio, feita pelo Ministério da Educação. São 150 estabelecimentos localizados em favelas e outras áreas de alto risco, as chamadas áreas conflagradas.
Com atividades instigantes, numa sala de aula transformada em laboratório de Ciências, alunos e professores se engajam imediatamente. Atualmente, 88 mil alunos cariocas têm acesso ao CTC nas Escolas do Amanhã, que recebem mais de 4 mil itens de investigação científica - entre eles, microscópios, tubos de ensaio, apetrechos para experimentos de mecânica e eletrônica, seres vivos, réplicas de partes do corpo humano etc.
Os professores dessas escolas recebem formação, treinamento e suporte constante, por meio de tutores que os acompanham nas escolas. Um site exclusivo disponibiliza ao professor vídeos com orientações e dicas sobre como atuar melhor nas aulas de Ciências. O entusiasmo entre os docentes levou um deles a criar um blog para a troca de experiências e impressões.
Assista:
1) Depoimento da secretária de educação do Rio de Janeiro, Cláudia Costim, sobre o programa CTC no RJ, Cientistas do Amanhã.
2) Avaliação dos professores sobre o Cientistas do amanhã.
E leia os principais trechos da matéria sobre a classificação do Rio no Ideb, no Jornal do Commércio.
quarta-feira, 12 de maio de 2010
Cientistas do Amanhã melhora desempenho de alunos das Escolas do Amanhã
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário