“Educar significa formar para a autonomia,isto é, para se autogovernar.” (Gadotti,1999)*ADELIA AZEVEDO
O projeto Cientistas do Amanhã oferece aos alunos e professores não somente ferramentas específicas para o estudo das ciências, mas principalmente estímulo e oportunidades ao desenvolvimento acadêmico, priorizando uma abordagem multidisciplinar.
No corrente ano letivo, o projeto Cientistas do Amanhã está me oferecendo tranqüilidade de trabalho em relação ao ano letivo de 2009, quando tivemos problemas porque o tempo foi muito curto para a realização das 16 aulas da Unidade. O trabalho ficou inacabado, não permitindo que os alunos percebessem que a Unidade trabalhada (Ar) teria início, meio e fim, através dos diferentes experimentos e leituras.
Percebo o ano letivo de 2010 totalmente diferente, pois o cronograma até o presente momento está sendo cumprido sem atropelos. Neste processo, estou conseguindo caminhar com a turma, respeitando o ritmo dos alunos, oferecendo-lhes os conteúdos da Unidade Ciclo de Vida.
Trabalho no CIEP PATRICE LUMUMBA, localizado na comunidade do Guarda, em Del Castilho, 3ª CRE. Sou professora regente na turma 1301, com crianças na faixa etária entre 8 e 10 anos. Estar trabalhando com a referida unidade está sendo muito gratificante, pois posso vivenciar o amadurecimento e o aumento de responsabilidade das crianças nas atividades propostas.
Após as aulas 01 e 02 nos dias 15 e 19 de abril, a rotina da turma 1301 foi modificada, incorporando novas tarefas, entre elas a observação do minhocário, o acompanhamento do desenvolvimento dos Bulbos em uma nova planta e o atendimento ao Netuno, um peixe Betta que foi adotado pela turma, comprado por mim para enriquecer o trabalho realizado com os seres vivos.
No dia 7 de maio, ao chegarmos à sala, fomos surpreendidos com os primeiros botões de futuras flores. No grupo 01 (alunos: Thiago David, Rayane, Matheus Gomes, Graziela e Sabrina) a movimentação foi grande, assim como a alegria de ver os resultados positivos, produto do trabalho diário com a sua plantinha.
Hoje, 10 de maio, segunda-feira, a turma 1301 está muito vaidosa com a beleza da planta e a sua generosidade, nos ofertando quatro belas flores de açucena vermelhas. Os “cuidadores” da mesma estão muito vaidosos pelo trabalho realizado. Percebo que a aprendizagem está acontecendo, assim como a transferência de conhecimentos.
No interior da sala estamos com duas lagartas, na esperança de vê-las se transformarem em borboletas. As mesmas foram encontradas na goiabeira no quintal da escola. Esta ação foi iniciativa dos alunos, surpreendendo-me com os bichinhos em galhos de árvores.
No desenvolvimento do nosso trabalho, contamos com a infra-estrutura e apoio da escola, além da parceria do tutor do Cientistas do Amanhã Eduardo Nunes Júnior, que, nas suas visitas à turma, amplia a curiosidade dos alunos, através de bons bate-papos.
O projeto Cientistas do Amanhã me convida a desenvolvê-lo com muita boa vontade, por oferecer ao aluno de classe popular a oportunidade de uma aprendizagem através de metodologia que prioriza o teórico e o vivencial, abrindo trilhas para o desenvolvimento da criatividade da criança e do adolescente, fortalecendo a autonomia e a autogovernância.
Sinto-me gratificada por poder estar vivenciando esta realidade pedagógica, após quatro décadas de trabalho na Educação, assumindo diferentes cargos e funções na máquina governamental do estado e município do Rio de Janeiro.
Com toda certeza, o Cientistas do Amanhã é um divisor de águas na formação estudantil da criança pobre do Brasil.
*Professora do CIEP PATRICE LUMUMBA/Comunidade do Guarda e Pedagoga, Pós-graduada em História da África.
2 comentários:
Olá, achei o seu blog muito interativo, com ótimas idéias, ficaria muito grato se pudéssemos trocar informações como seguidores.
Acesse: Worldnovus.blogspot.com
Obrigado
Professor Vagner
Obrigada pela atenção e a publicação do material do Ciep Patrice Lumumba.
cordialmente
Adelia Azevedo
Postar um comentário